terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Brinquedos

Hoje fomos conhecer a atividade proposta pelo projeto Conectando Mundos - Caminhos de igualdade.

Ao lermos "Perguntou-me o que gostaria de receber nos meus anos, eu disse que me era indiferente, mas que se tivesse de escolher, ficaria contente com uma composição de comboios já que tenho os vagões mas não tenho a locomotiva. Ela ficou a rir como louca… ainda não entendo porquê…"

ouvimos:

- Porque os comboios são para meninos.

- Quem concorda? Não estou a dizer se está certo ou errado, quero conhecer a vossa opinião...

11 alun@s levantaram o dedo.

- Então... há brinquedos para meninos e brinquedos para meninas? Sorte a minha ter um irmão! Ora, se comboios são brinquedos de menino... as bonecas são brinquedos de menina. É assim?

- Nãããão!´

- A minha irmã brinca com os meus carrinhos.

- A minha irmã brinca com os meus legos.

- Uma pergunta só para os rapazes: qual de vocês brinca com bonecas?

Todos levantaram os dedos!

- Muito bem! E brincam a quê?

(aqui foi dificil ter uma resposta, foi preciso a professora contar: quando eu queria brincar com os meus amigos e com as minhas amigas fazia batizados de bonecas!)

- A mudar a fralda. A vestir o bebé. - respondeu um dos rapazes.
(risos)

- Vocês sabiam que há homens que precisam aprender a mudar a fralda?

....
- E sabem porquê?

-Ninguém os ensinou.

- E quem ensinou as mães a mudar as fraldas?

- Aprenderam com os filhos mais velhos.

- Quem tem aqui irmão mais velhos? Então a pergunta é para quem não tem irmãos mais velhos: Quem te mudava a fralda?

Entre o não se lembrar e os avós, a mãe.

- Se não tens irmãos mais velhos... quem ensinou a tua mãe a mudar-te a fralda?

- A avó! A tia!....

Concluímos o diálogo com a importância de os rapazes brincarem com bonecas, aprenderem a mudar a fralda, vestirem @s bebés, brincarem com @s bebés (mesmo que sejam de mentira) para assim se prepararem para serem bons pais.

Foi um diálogo longo, a que iremos voltar.