Trabalho de projetos (1º ano)


No momento de 'Apresentação de trabalhos' surgiram  uma 'Ave de fogo' e um 'Dragão' em plasticina.

Após um momento de perguntas e respostas, coloquei as questões aos respetivos autores...
As questões foram registadas com as crianças (para não nos esquecermos).
Aproveitei para mostrar os sinais de pontuação e descobrirmos as suas funções.
Mais tarde, formámos dois grupos de trabalho:
Ave
Dragão
Registei o que cada criança de cada grupo sabe sobre o tema em estudo...

Posteriormente registei as perguntas que cada criança gostaria de ver respondidas....

Fomos à Biblioteca da escola procurar livros que nos ajudassem a responder às questões levantadas, mas não encontrámos 'dragões'. Decidimos usar a internet....

Dentro de cada grupo distribuimos as questões por pares....

Cada par está a descobrir as respostas (com a professora a orientar)
A pergunta e a resposta são copiadas para o caderno de cada criança.

"Esta pesquisa até foi fácil!" - disse a Núria ao pesquisar uma das últimas perguntas do seu grupo.



Já treinámos a comunicação!
E já escrevemos o convite aos pais:



Hoje comunicámos os nossos projetos aos nossos pais e amigos!

Estamos orgulhosos!


1ª pesquisa
Há lesmas no mar?
No fim do primeiro dia de aulas, quando as crianças mostraram as suas produções de plasticina, falaram em lesmas e lesmas do mar...

Deixei-as discutir o assunto e perguntei: "Afinal, há lesmas no mar?"
Algumas crianças disseram que sim, outras que não.
A pergunta ficou escrita no quadro.
Quinta feira perguntei-lhes se alguém se tinha lembrado de perguntar em casa se havia lesmas no mar.
Falámos sobre como responder às perguntas/dúvidas que temos.
Com recurso ao computador e ao projetor, fomos à internet e descobrimos imagens de lesmas do mar.
Comparámos as lesmas do mar com as lesmas da terra.
Escrevi no computador as conclusões que as crianças foram ditando.
Na sexta feira, colaram o texto no caderno e cada criança ilustrou uma lesma do mar.